terça-feira, 20 de maio de 2014

Seminário Regional pela Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu na Câmara Municipal de Pouso Alegre, no último dia 19, o Seminário Regional Sudeste pela Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: “Enfrentar as Violações e Vencer a Exploração Sexual.”
O evento reuniu palestrantes com visões e experiências diversas sobre o tema e atraiu um público de cerca de 400 pessoas, de diferentes áreas e instituições.
A abertura contou com a apresentação artística do Projeto Encanamento Musical, da Fundação PROMENOR.
No painel da manhã, o Dr. Wanderlino Nogueira, membro do Comitê da Criança e do Adolescente da ONU – Genebra, falou sobre o Programa Internacional de Garantia dos Direitos Sexuais e do Enfrentamento do Abuso Sexual contra Crianças.
No período vespertino, Marcelo Nascimento, Coordenador Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, proferiu palestra sobre o Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – Equipagem dos Conselhos Tutelares.
As atividades encerram-se com um debate sobre o Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Presentes no evento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Norival Fernandes Mendes, técnicos do CRAS “Santa Rita” e do CREAS ”Cidadania em Ação”, psicóloga do CAPE, Conceição Fonseca Lacerda e a Presidente do CMDCA, Hermínia Helena de Morais.

Para o Secretário Norival, “o Estatuto da Criança e do Adolescente impõe corresponsabilidade entre a família, a comunidade, a sociedade e o Poder Público pela garantia dos direitos da Criança e do adolescente. Trata-se de uma responsabilidade solidária na medida em que cada um destes protagonistas, atuando em dimensões distintas, cabe a promoção e proteção de todos os direitos assegurados pela legislação; e de todos os tipos de violência precoce, o abuso sexual, é provavelmente o evento que leva a consequências mais drásticas e permanentes a longo prazo.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário