quarta-feira, 4 de junho de 2014

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Este trabalho vem sendo realizado, dentro da abordagem sistêmica, no Centro de Atendimento Sócio Infantil – CASI “Rafael Botelho de Melo”, pela psicopedagoga Sônia Regina Bellardi Tavares.
Durante o trabalho, responsáveis e interessados envolvem-se com a proposta e através de questionamentos e reflexões, buscam ferramentas para o reconhecimento e elaboração de situações familiares disfuncionais, prejudiciais ao bom desenvolvimento da dinâmica doméstica.
Com esse foco, as famílias tornam-se aptas a intervir positivamente na qualidade do vínculo que os une. A participação dos pais, responsáveis e interessados tem sido produtiva.
Seus relatos indicam que identificamos acertadamente a demanda. O comparecimento é voluntário e os temas abordados são circunstanciados através das conversas informais surgidas durante o encontro.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Norival Fernandes Mendes, o PAIF constitui-se em um importante programa para a política de assistência social, pois ao mesmo tempo em que fortalece a família para exercer seu papel protetivo, oferece proteção às famílias e seus membros.

Segundo a psicopedagoga, “mais uma vez, o CASI vem se alinhando com as necessidades da comunidade.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário