terça-feira, 16 de setembro de 2014

I Encontro Municipal para estabelecimento de estratégias no Acolhimento às pessoas em  Situação de Rua


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Casa de Acolhida Emanuel, realizou dia 13 de setembro no período das 8h às 11h30, na sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Santa Rita”, o I Encontro Municipal para estabelecimento de estratégias no Acolhimento às pessoas em Situação de Rua.
O evento foi direcionado aos representantes dos órgãos envolvidos diretamente com este público: Casa de Acolhida, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, ACEVALE, COMAD, Pastoral Carcerária, Pastoral da Sobriedade, Igrejas e Voluntários.
A capacitação teve como articulador o Psicólogo Fabio, Técnico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS “Cidadania em Ação”. 
Foram abordados na capacitação os seguintes temas: diagnóstico das Pessoas em Situação de Rua de Santa Rita do Sapucaí, a sociedade e as pessoas em situação de rua, o papel do profissional junto ao morador de rua, o que leva uma pessoa a estar fazendo da rua seu espaço de moradia, procedimentos para inclusão de pessoas em situação de Rua no Cadastro Único para Programas Sociais, a Lei 20. 846 / 2013 que institui a Política Estadual para a População em Situação de Rua, Nota Técnica / FPRS Nº 05/2014 que estabelece diretrizes para atuação do Ministério Público de Minas Gerais em defesa dos direitos fundamentais das pessoas em situação de rua.
Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Norival Fernandes Mendes, esta ação da Secretaria ocorreu devido a necessidade de capacitar as pessoas que trabalham com este público e também em respeito ao art.5º da Lei 20.846/2013.
O Presidente da Casa de Acolhida Emanuel, Marcelo Ribeiro da Costa fez um balanço das atividades realizadas pela Casa até o momento. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário