sexta-feira, 17 de abril de 2015

Serviço Social e Saúde

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS “Santa Rita” continua o trabalho em parceria iniciado em 2014 com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Equipes da Estratégia de Saúde da Família 6 e 8, responsáveis pela cobertura da zona rural. 
A parceria visa estender os serviços do Sistema Único da Assistência Social – SUAS para a população rural, cumprindo um dos princípios da Assistência Social que prevê: “IV- Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se a equivalência às populações urbanas e rurais” (PNAS- 2004).
O trabalho está organizado entre a Equipe do CRAS, nos Serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF e Equipes da ESF; por meio de reuniões entre as Equipes para planejamento das ações.
Mediante o cronograma fornecido pela ESF, o CRAS planeja as datas, buscando atender primeiramente os bairros que apresentam maiores índices de vulnerabilidade e riscos sociais.
O trabalho com as famílias está dividido entre algumas ações do PAIF: Inicia-se com o trabalho coletivo, apresentando os serviços da Assistência Social; com foco nos trabalhos do CRAS apontando os direitos que devem ser garantidos. Nesse momento, distribuem-se os folders contendo diversas informações; Após reserva-se um espaço para atendimento individual, destinado às pessoas que demandam orientações individuais; E por fim realizam-se visitas domiciliares para as famílias dos bairros que demanda serviços sociais. Essas famílias são indicadas pela Equipe de Saúde.
Na segunda-feira (13/08) realizou-se o trabalho no Bairro Rural Pouso do Campo com a equipe ESF 8. Ainda no mês de abril serão atendidos os bairros do Balaio, no dia 23/04/2014 e São José da Cruz das Caveiras no dia 30/04/2014, esses juntamente com a equipe ESF 6.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário