quarta-feira, 5 de julho de 2017

CapacitaSUAS

Servidores do município de Santa Rita do Sapucaí participaram da segunda fase do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social – CapacitaSUAS, no Estado de Minas Gerais, promovido pela SEDESE. O CapacitaSuas faz parte da Política de Educação Permanente para os Trabalhadores do SUAS e integra o Programa QualificaSUAS do Governo Estadual.
O curso foi realizado no período de 19 a 23 de junho de 2017 no município de Varginha, tendo como tema: Curso de Introdução a Atualização da Vigilância Socioassistencial do SUAS.
O assunto exigiu um curso específico devido sua importância no SUAS. A Vigilância Socioassistencial é uma das funções da Assistência Social ao lado da Proteção Social e Defesa Social. Seu principal objetivo é mapear os riscos e vulnerabilidades sociais e também as ofertas existentes para o enfrentamento das demandas.
No decorrer do curso foi possível identificar e reconhecer a importância da Vigilância Socioassistencial na qualidade dos serviços, benefícios, programas e projetos ofertados para a população.
A função da Vigilância Socioassistencial já está prevista desde a Constituição Federal de 1988 quando a Assistência Social foi reconhecida como política pública e é determinante para o planejamento das ações, pois produz e sistematiza informações, indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidades e riscos sociais.
Todos os municípios foram orientados a implantar e executar a função de Vigilância Socioassistencial, observando as orientações normativas. 
Ao final do curso foram traçados as ações que cada participante pretendia iniciar ao retornar. 
Para Santa Rita do Sapucaí foram definidas as seguintes ações:
Repassar para o Gestor da Assistência Social a importância da Vigilância Social, bem como sua estrutura e organização;
Socializar com os trabalhadores do SUAS que atuam nos órgãos da Assistência Social como deve ser o funcionamento da Vigilância Socioassistencial;
Realizar um estudo de viabilidade administrativa para implantação do Setor;
Realização do Diagnóstico Socioterritorial.
Vale ressaltar que no município de Santa Rita do Sapucaí já tinha previsto o setor da Vigilância Socioassistencial na Estrutura Organizacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário