quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

1ª Videoconferência abordando o tema: Inclusão dos Beneficiários do BPC

Aconteceu nesta segunda-feira (26/02) a 1ª Videoconferência abordando o tema Inclusão dos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no Cadastro Único. 
O objetivo foi apresentar para os municípios mineiros as mobilizações e campanhas que serão promovidas pelo estado para inserção de todos os beneficiários do BPC no Cadastro Único até o prazo final que encerra-se em dezembro de 2018. 
O Governo de Minas Gerais por meio da equipe da SEDESE (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social) coloca-se a disposição dos municípios assessorando e supervisionando os trabalhos de busca e cadastramento dos beneficiários do BPC. Foram apresentados conceitos e definições do BPC, do Cadastro Único, a função dos serviços do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especial de Assistência Social) no acompanhamento dos beneficiários, bem como todos os procedimentos de inserção dos beneficiários no Cadastro Único.
Após apresentações a Videoconferência abriu espaço para os representantes dos municípios espalhados pelos 80 polos das UAITECs (Universidade Aberta do Brasil) tirarem suas dúvidas. Foi um momento onde os profissionais que estão atuando diretamente na execução puderam compartilhar suas experiências e sanar muitas dúvidas e dificuldades que surgem no decorrer do processo.
A UAITEC de Santa Rita do Sapucaí recebeu profissionais de quatro municípios: Cachoeira de Minas, Natércia, Estiva e também de Santa Rita do Sapucaí.

Vale ressaltar que no município de Santa Rita do Sapucaí a equipe vem trabalhando desde o ano de 2010 na busca e inserção dos beneficiários do BPC no Cadastro Único. 
No ano de 2016 essa ação foi intensificada com a contratação de recurso humano que realizou busca de todos os beneficiários e cadastramento dos que foram localizados e aderiram às orientações. 
Ainda existem beneficiários que precisam ser encontrados e cadastrados. O Setor de Cadastro Único está elaborando um Plano de Ação com o objetivo de garantir o cadastramento do maior número possível desses beneficiários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário