terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Vigilância Socioassistencial

Desde o segundo semestre do ano de 2017 a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou a Implantação dos Serviços do Setor de Vigilância Socioassistencial, após participação de servidores no CapacitaSUAS, que é a capacitação ministrada pelo estado de Minas Gerais na área do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O Setor de Vigilância Socioassistencial consta no organograma da Secretaria e tem como objetivo: a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas:
I – das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios; 
II – do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial.

Envolver os trabalhadores do SUAS nas ações do setor visa alcançar os propósitos da Vigilância Socioassistencial e garantir atendimento de qualidade para a população, pois os serviços contarão com informações mais próximas da realidade municipal, conhecendo as fragilidades e potencialidades dos territórios e das famílias, proporcionando aos gestores e trabalhadores indicadores reais para planejamento das políticas de enfrentamento.

Dentre as várias ações que são necessárias a principal é o envolvimento de todos os órgãos do SUAS nesse trabalho. Assim vem sendo realizadas reuniões com os Coordenadores e Equipe Técnica do CRAS, CASI, CREAS, Casa da Criança e Setor de Cadastro Único e Bolsa Família.

O próximo passo será o levantamento das informações dos serviços de cada setor e envio para o Setor da Vigilância socioassistencial para estudo, tabulação e mapeamento das mesmas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário