sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  realiza a II Conferência Municipal da Criança e do Adolescente em Santa Rita do Sapucaí

A luta pela universalização do acesso da população brasileira às Políticas Públicas voltadas às crianças e adolescentes e pela superação do legado assistencialista tem mobilizado esforços da sociedade civil organizada, usuários, trabalhadores e Governos comprometidos com o novo ordenamento jurídico, institucional e político da área. Trata-se de uma história de mais de duas décadas que tem fortalecido a democracia e ampliado à participação dos setores engajados na consolidação das ações como política pública.
A construção coletiva e participativa da política marcou a trajetória das Conferências dos Direitos da criança e do adolescente ao longo desse período. 
 A II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada no dia 24 de outubro, nas dependências do Centro Espírita Amor e Caridade, localizado à Rua Padre Vitor, n°. 80 - Centro, na cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG, no horário das 13h às 17h. Convocada por meio da Portaria nº 4.428/2018 de 10 de outubro de 2018, organizada pela CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tendo como tema central: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
A Conferência obteve ampla participação popular com representação de Escolas, Instituições, Conselhos setoriais, adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e do Projeto ProfiSsa da Casa de Vitor.
A plenária contou com a bela apresentação do Coral das crianças do Projeto Resgatando Valores e com as palavras inspiradas da adolescente Isabella Barbosa (aluna da APAE), exemplos do potencial humano que todos carregamos e da importância de se investir nas crianças e adolescentes.

Os trabalhos foram divididos em grupos que discutiram os eixos norteadores: 
_Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; 
_ Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; 
_ Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
_ Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
_ Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Cada grupo delimitou 5 (cinco) propostas que foram aprovadas na Plenária Geral e serão encaminhadas à Conferência Estadual dos Direitos da Crianças e do Adolescente. Foram eleitos 08 (oito) delegados que irão representar o Município em Belo Horizonte.
Apoiar iniciativas deste jaez é um dos principais compromissos desta Gestão, por entender que as Políticas Públicas se constroem nesses espaços onde a população  pode ser ouvida.

Parabenizamos ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente pela iniciativa!








Nenhum comentário:

Postar um comentário