sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Ministra convoca governos estaduais para melhorar serviços da assistência social

Metas claras, monitoramento eficiente e avaliação de resultados são diretrizes apontadas por Tereza Campello para aprimorar a gestão e dar continuidade aos avanços alcançados nos últimos anos
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, convocou os secretários estaduais de Assistência Social a fortalecerem a parceria com o governo federal na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Os estados devem ser nossos parceiros no assessoramento aos municípios para a execução das políticas, com metas claras, monitoramento eficiente e avaliação de resultados. Só vamos avançar com apoio dos estados”, destacou a ministra nesta quinta-feira (26), em Brasília. 
O investimento na área social saltou de R$ 1,6 bilhão em 1995 para R$ 70,8 bilhões em 2014. Tereza afirmou que é possível dar um salto de gestão com o atual orçamento destinado à área. “Queremos um serviço com mais qualidade. Só vamos ser reconhecidos e valorizados a partir da consolidação do SUAS e, assim, melhorar o atendimento à população.” 
A ministra destacou a importância da construção e consolidação do marco legal do SUAS em nível nacional, em 2011. E pediu empenho aos governos estaduais na aprovação de legislações complementares. “Antes, não tínhamos claro os critérios para investir o dinheiro da assistência social. Hoje pactuamos as políticas em instâncias tripartites. As regras de distribuição de recursos passaram a ser claras e transparentes e é preciso levar isso para os estados e municípios”, assinalou. 
Como tarefa para melhorar a gestão dos serviços, Tereza Campello pediu aos secretários apoio para oferecer qualificação aos quase 600 mil profissionais da assistência social, da rede pública e privada. Ela destacou que é importante que os governos estaduais dêem condições para que os trabalhadores participem do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas), promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Temos um patamar estabelecido e daqui para frente vamos evoluir juntos para deixarmos de ter serviços precarizados”, ressaltou. 
O secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona, a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, e os secretários de Avaliação e Gestão da Informação, Paulo Jannuzzi, e de Renda de Cidadania, Helmut Schwarzer, também participaram do encontro.

Fonte: InfoSUAS – 26 de fevereiro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário