sexta-feira, 27 de março de 2015

Encontro com Pais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS, através do CREAS “Cidadania em Ação” realizou no dia 19/03 o primeiro encontro com pais de internos em clínicas de tratamento de substâncias psicoativas.
Ampliando o atendimento às famílias dos recuperandos, serão realizados seis encontros que visam prepará-las para o momento da internação, bem como do retorno para o convívio familiar daqueles que estão nas clínicas.
O tratamento dura em média seis meses e durante este período a família, na representação do cuidador, deverá participar deste grupo. Ele ocorrerá sempre na terceira quarta-feira do mês, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento social, das 18h30min. às 20h.
Quando o filho é internado, deixa para trás uma montagem de família que necessita ser repensada.  É claro que com isto não se tem a pretensão de uma mudança extrema, mas pelo menos provocar, fazendo com que cada membro repense o seu papel e o seu lugar dentro da família a qual pertence.
Neste novo modelo de protocolo, antes que aconteça a internação, o familiar passará por uma entrevista com um técnico (psicólogo) que orientará sobre os procedimentos e a importância de sua participação no processo de tratamento.
O primeiro encontro focou a importância da família na recuperação, lembrando-os de valores por vezes esquecidos e  tão importante para sua sustentação. 
Outro tema também bastante focado foi sobre a visita familiar que acontece uma vez por mês. Instruindo-os na postura que devem ter diante de seus filhos durante e pós-internação.
Foi informado ainda, que eles deverão também frequentar o Grupo do “Amor Exigente”, como complemento do processo de recuperação.
A SMDS almeja, de um modo geral, colaborar com a família, que não entende ou não sabe que também está adoecida pelo processo do uso de substâncias psicoativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário