segunda-feira, 12 de março de 2018

Técnicos e conselheiro participam da "Capacitação Sobre CRAS com Ênfase ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)"

Entre os dias 26 a 28 de Fevereiro de 2018 na cidade de Belo Horizonte as técnicas do Centro de Referência de Assistência Social, Thelma Lucia A. Teixeira (psicóloga) e Gislaine Meire Araújo (assistente social) juntamente com Marcelo de Souza Villela (secretário executivo dos Conselhos Municipais) participaram da capacitação promovida pela Empresa NEOPRIMME, com ênfase nos Serviços do PAIF e do SCFV.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no seu processo de regramento e implementação vem demonstrando níveis progressivos de sofisticação e incremento institucional. Desta forma, destaca-se a importância de se qualificar nos cursos de atualização, estando a par de novas ideias e conceitos que o exercício das funções exige. As mudanças têm acontecido de maneira muito rápida, sendo extremamente importante se capacitar para acompanhar as demandas que se transformam a cada dia.
A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS orienta a construção da Política Nacional de Capacitação a partir do princípio estruturante da educação permanente, na organização e na oferta dos patamares formativos, visando à contribuição coletiva no aprimoramento da capacidade de gestão, e do trabalho.
O curso transcorreu de forma dinâmica e acrescentou relevantes conhecimentos aos participantes, que teve como objetivo a ampliação de conceitos através de novos olhares sobre velhos conceitos como: território, família, convivência social e familiar, vulnerabilidade, entre outros, o que se refletirá na Política Municipal de Assistência Social garantindo melhor oferta de serviços, programas e projetos aos cidadãos do município.

Buscar a excelência da Gestão é um dos compromissos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário