quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Municípios de Minas Gerais têm unidades do CRAS prontas para ajudar quem precisa

Qualquer cidadão em situação de vulnerabilidade e/ou de risco pode ser atendido pelos serviços oferecidos em um dos 1.129 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes em 846 dos 853 municípios de Minas Gerais.
O que muita gente talvez não saiba é que o CRAS é um equipamento de proteção social instalado em áreas de vulnerabilidade social e destinado à prevenção de situações de risco. Assim, pessoas com dificuldades de acesso a bens, serviços e direitos podem procurar o CRAS que, em articulação com outros setores e através da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios, poderá contribuir para levar a população a exercer sua cidadania. 
O CRAS oferta principalmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que busca fortalecer a convivência familiar e comunitária, prevenir a ruptura de vínculos e promover a qualidade de vida. O PAIF acompanha as famílias do território do CRAS, para que possam ser identificadas as suas potencialidades, com vistas ao desenvolvimento da autonomia. O PAIF é responsável pela prevenção das situações de violação de direitos e, quando necessário, faz encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e/ou outras políticas públicas, como saúde e educação.
Além desse serviço, o CRAS também oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cujo objetivo é complementar o PAIF, fortalecendo e ampliando o relacionamento entre as diversas faixas etárias. O SCFV é ofertado através de grupos nos quais podem ser trabalhadas diversas temáticas: cultura, esporte, lazer, cuidado e proteção ao meio ambiente, violações de direitos, álcool e outras drogas, saúde, direitos socioassistenciais, entre outros. 
Em Minas Gerais, o serviço atende a cerca de 260 mil pessoas.


O CRAS em nosso município está localizado à Avenida Antônio Paulino, 237 - Centro.
Tel. (35) 3471 1249
E – Mail: crassantarita@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário