segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Feira Cultural do IPE (FECIPE)

Os alunos do 5º ano, do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), desenvolveram um trabalho para a FECIPE – Feira Cultural do IPE- sobre pessoas em condição de rua. Aliás, toda a escola trabalhou temas como: valores, respeito, ajuda, família e educação.
No trabalho do 5º ano especificamente, as crianças começaram com a leitura do livro Meu Pé de Laranja Lima, que retrata a violência familiar, o desemprego, a pobreza e a negligência. Dessa leitura eles evoluíram para as causas que levam pessoas para a situação de rua. 
Aprofundaram em pesquisas e buscaram ajuda com a equipe do CREAS “Cidadania em Ação”, para entender melhor o trabalho realizado. Em face disso a Assistente Social e Psicóloga do CREAS realizaram uma atividade interativa com os alunos, acerca do tema e ao final os alunos entrevistaram as profissionais e concluíram que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através da Equipe do CREAS, ajudam no resgate da cidadania, no fornecimento de documentos, cuidados com vacinação, tentativa de reconstrução/fortalecimento dos vínculos tão fragilizados e um lugar de escuta e de respeito.
Durante o projeto, os alunos ainda realizaram visitas no Albergue “Casa Emanuel” (local disponibilizado, para realização de higiene pessoal, hospedagem e alimentação), e lá realizaram várias entrevistas.
Na última terça-feira (22/09) os alunos e representantes da escola tomaram um café junto aos albergados, propiciando a oportunidade de interação com eles e a descoberta sobre o mundo de cada um. Realizaram também, doações de material de higiene para a Instituição.
Hoje (25/09), aconteceu a FECIPE, onde os alunos apresentaram os materiais compilados que resultaram em dados estatísticos, relatórios e vivencias que possibilitaram uma reflexão e uma noção de cidadania focada no potencial de ajuda de cada um, que nega todo o individualismo pelo qual o mundo está vivendo.
A equipe do CREAS esteve prestigiando os trabalhos realizados e aproveita para parabenizar a escola, professores, funcionários e alunos pela iniciativa de cultivar e fomentar valores e ampliar a humanização em ambiente de formação de seres humanos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário