quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Geriatra dá dicas para envelhecer com qualidade de vida

Orientação para envelhecer com qualidade de vida é o tema da série da Semana do Idoso, no jornal Notícias do Dia. Segundo o geriatra Leonard de Palma, cuidados com a saúde, assiduidade com a medicação, alimentação, manter-se ativo e praticar exercícios podem ajudar nesse fator. Ele destaca que envelhecer bem, “diferentemente de 20 anos atrás onde o idoso ficava mais quieto, sedentário, mais parado, hoje em dia a visão é diferente. Nós precisamos nos manter ativos, funcionais. O geriatra trabalha muito a manutenção da independência e da autonomia da pessoa idosa”. 
O geriatra afirma que as doenças comuns em pessoas com mais de 60 anos são hipertensão, diabetes, doenças neurológicas derivadas de ambas. As doenças cardiovasculares, osteoartrose, desgaste das cartilagens e osteosporose também são comuns, afirma. A prevenção deve começar aos 40 anos, quando o organismo sofre alterações, ressalta o geriatra. “A partir dos 40 anos o nosso organismo, o nosso corpo atinge um patamar de funcionalidade vital dos órgãos. Tanto é que as pessoas falam que a partir dos 40 anos surgem os problemas de saúde. Surgem os problemas de saúde principalmente para aquelas pessoas que não controlaram bem a sua hipertensão, o diabetes.”
A terceira idade pode reduzir a agilidade de raciocínio e de movimento em casos de doenças ou devido ao avanço da faixa etária. A indicação de exercícios físicos é fundamental, diz Palma. “O exercício físico é muito importante para nós, seja ele qual for. Que seja uma caminhada, hidroterapia, hidroginástica, ou a própria fisioterapia com o pilates, as academias, em termos de treinos, de exercício físico para a manutenção da musculatura, isso é muito importante.” 
Palma fala que há comprovação dos benefícios do exercício físico. “Hoje é comprovado que a dieta saudável juntamente com a atividade física, ela melhora os níveis glicêmicos, melhora a hipertensão, combate a osteosporose, mantém o equilíbrio e a marcha preservados. Principalmente para o idoso acima de 80 anos que já tem uma dificuldade muito grande de se locomover e de manter o equilíbrio.” 
O tipo de exercício físico deve ser aconselhado pelo médico do idoso, de acordo com o quadro clínico do paciente, alerta o geriatra. “O exercício que geralmente não tem contraindicação nenhuma é a caminhada. A não ser que a pessoa tenha uma osteoartrose muito grave que impeça ela de caminhar, que aí gera muita dor. Mas a caminhada geralmente é um exercício que eu prescrevo para todos, ela é muito importante.” 
Palma comenta que prevenir problemas de saúde antes da terceira idade é a melhor forma de estar bem e envelhecer com qualidade de vida. Ele orienta que as pessoas procurem um geriatra, clínico geral ou cardiologista a partir dos 40 anos, antes do início da terceira idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário