quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Juízo: o maior exige do menor

Nesta quinta-feira (29/10) a redução da maioridade penal foi tema do projeto “Cine Mineiro de Direitos Humanos”, que exibiu simultaneamente para os 80 polos da Rede UAITEC em Minas Gerais, seguidos por um debate, os documentários "Juízo: o maior exige do menor" e "Por que reduzir não é a solução?" 
Promovido pela Faculdade de Educação da UEMG em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), a ação pretente discutir a temática dos Direitos Humanos, utilizando a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população. 
Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.
O filme atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistas no filme anterior de Maria Augusta Ramos, o premiado Justiça. Conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores. Quem sabe o quê fazer?
As cenas finais de Juízo revelam as consequências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário