segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Série aborda cuidados na residência da pessoa idosa

Alimentação adequada, adaptações no imóvel e até a contratação de um cuidador de idosos são tema da última reportagem da série da Semana do Idoso, no jornal Notícias do Dia. A presidente do Conselho Municipal do Idoso e nutricionista, Rita Borsato, fala que a necessidade de contratar um profissional para cuidar de um idoso é crescente em Santa Rita do Sapucaí e região. Segundo Rita, o cuidador de idoso cumpre o papel de um familiar, em casos de idosos que moram sozinhos ou que têm família em outros municípios.
A presidente do conselho analisa que atualmente há imóveis adaptados para as necessidades dos idosos. “Hoje o mercado já está atento a isso. As construções já vêm preparadas, onde as portas são maiores, os banheiros, para acesso de uma cadeira de rodas ou um andador.” Ela aconselha que as pessoas que convivem com idosos adotem medidas para evitar acidentes domésticos. “Evitar os tapetes, as beiradas de mesas, de cadeiras, onde esse idoso não consiga trafegar com facilidade. As barras de segurança nos corredores, as rampas nas casas evitando a escada porque esse idoso já tem uma dificuldade maior de acesso no andar. E principalmente nos banheiros, na hora do banho precisa existir essa barra de apoio.”
O idoso deve se alimentar com mais frequência, destaca Rita. “Como o organismo já está bastante carente, a absorção de nutrientes ela é dificultada. Então a gente pede que eles se alimentem de hora em hora, que eles evitem as calorias vazias, ou seja, as guloseimas, muitos produtos industrializados. Porque eles têm que ter uma alimentação de mais qualidade.” Ela recomenda que sejam evitadas frituras e alimentos com baixo índice de nutrientes. 
Como nutricionista, ela fala que a escolha dos alimentos deve ser criteriosa, “para que ajude na imunidade, para que eles se sintam mais fortalecidos, porque o corpo já não tem aquela vitalidade de um jovem.” A ingestão de água adequada para o idoso é de um litro e meio a dois litros por dia e pode ser maior no período de calor para evitar a desidratação, aponta Rita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário