terça-feira, 25 de novembro de 2014

Palestra sobre Sexualidade na Terceira Idade

Aconteceu na segunda-feira (17/11) no CRAS “Santa Rita” uma palestra sobre “Sexualidade na Terceira Idade”, proferida pela Enfermeira Noemi Dias de Souza Perrotta.
A organização Mundial de Saúde define sexualidade como uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.
A sexualidade se expressa de diferentes formas nas múltiplas etapas do ciclo vital, assim a sexualidade é evidente e expressada de diferentes maneiras na terceira idade, comparativamente com as restantes etapas.
A sexualidade é uma necessidade fundamental do ser humano, cuja dinâmica e riqueza deve ser vivida plenamente. Esta nasce, cresce e evolui com o ser humano, sendo por isso necessária para a realização plena, como pessoa, de todo o indivíduo. O amor e prazer que daí se retira não terminam com o envelhecimento.
Noemi enfatizou a importância dos exames preventivos, higiene pessoal e as doenças sexualmente transmissíveis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário