sexta-feira, 26 de junho de 2015

RECREAÇÃO NO ASILO

Muitos autores apontam para a importância da brincadeira no contexto infantil e educacional. Vygotsky afirma que o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. 
Pensando nisto, o CASI - Centro de Atendimento Socioinfantil “Rafael Botelho de Melo” firmou um convênio com a Sociedade de Assistência aos Pobres – ASILO, onde as crianças e adolescentes utilizam o espaço dessa instituição para brincar e desenvolver atividades, onde vivenciam regras, respeito e solidariedade.
De acordo com “Saberes da gestão, o trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes inclui e privilegia o processo de formação humana que ultrapassa a aprendizagem de conteúdos escolares (a que costumamos chamar matérias ou disciplinas), considerando, incorporando e integrando as várias dimensões do desenvolvimento humano. Pauta-se, no cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes e em sua formação para a cidadania, numa concepção que faz do brincar, das práticas esportivas, da experiência lúdica, da vivência artística uma forma privilegiada de expressão, de pensamento, de interação e aprendizagem. 
Podemos dizer que esse serviço tem como objetivo dar proteção e garantia de direitos e formação. A dimensão educacional e o exercício da cidadania ocupam lugar importante na Política de Assistência Social e podem ser considerados como mais uma forma de promoção social, pois o processo pedagógico do serviço socioeducativo possui características próprias que o diferem do modelo escolar.
Visando esse desenvolvimento as crianças e adolescentes têm a oportunidade desenvolver essas práticas em um espaço adequado e espaçoso.

Fonte: Facebook

 




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