quarta-feira, 19 de agosto de 2015


Assistência Social

Por deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social, as datas de realização de quatro conferências regionais foram alteradas. 
A mudança no calendário assegura estruturas e espaços mais adequados para a realização dos trabalhos.
Foram alteradas as seguintes datas: a Conferência Regional de Montes Claros, anteriormente prevista para 25 de agosto, agora será realizada em 8 de outubro; Timóteo, de 28 de agosto para 11 de setembro; Curvelo, de 1º de setembro para 25 de setembro; e Divinópolis, que passa de 3 de setembro para 10 de setembro. 
As demais conferências permanecem nas datas agendadas.
A sistematização e análise das propostas contam com uma plataforma eletrônica alimentada pelos Conselhos Municipais. 
Estes são responsáveis por inserir as deliberações ocorridas nas conferências locais. 
A inserção das informações no sistema deve ser feita o mais breve possível após o término dos trabalhos no município.
O prazo para a realização das conferências municipais se encerrou no último dia 10 e para sistematizar as propostas e prioridades elencadas nessas instâncias foi constituída uma Comissão de Relatoria, que inicia os trabalhos já na próxima segunda-feira (17).
Apresentada nessa quinta-feira (13) ao Ceas, a metodologia para análise das deliberações das conferências, em linhas gerais, vai identificar semelhanças e convergências das prioridades deliberadas, agrupar as propostas considerando as dimensões e o temário e ainda separar as prioridades por níveis e entes de gestão (Estado e União).
A sistematização e análise das propostas contam com uma plataforma eletrônica alimentada pelos conselhos municipais. Estes são responsáveis por inserir as deliberações ocorridas nas conferências locais. A inserção das informações no sistema deve ser feita o mais breve possível após o término dos trabalhos no município.
Balanço das Conferências Municipais
De acordo com levantamento feito pelo Ceas, até o dia 6 de agosto, 804 municípios mineiros realizaram suas conferências, nove já agendaram os encontros, outros 27 ainda não marcaram data, mas informaram que vão realizar. Dos 13 restantes, somente cinco afirmaram que não farão conferências e outros oito ainda não sabem.
“Hoje nós podemos com tranquilidade e convicção afirmar que 90% dos municípios mineiros fizeram suas conferências e isto não é pouco. É fruto de implantação de 10 anos do Suas. A população hoje sabe que a participação na conferência muda de fato os resultados da Assistência Social. Temos um sistema único que tem como método a participação dos seus usuários”, analisa a subsecretária de Assistência Social e vice-presidente do Ceas, Simone Albuquerque.
Apesar dos trabalhos da Comissão de Relatoria ainda não terem começado, Simone anunciou uma conquista: “Eu já estou informada que nós teremos bastante representação de usuários dos sistemas nas conferências regionais”.
A participação dos usuários e dos trabalhadores do sistema foi prioridade perseguida por todos os atores envolvidos no processo. “Para definir as diretrizes dos próximos 10 anos do Suas, a participação do usuário nas conferências é fundamental”, concluiu Simone Albuquerque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário