quinta-feira, 16 de julho de 2015

Conferência Municipal de Assistência Social debate desemprego e ampliação de serviços em Santa Rita

A Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Rita do Sapucaí abordou as implicações da atual crise econômica na comunidade local. Os participantes da conferência concordaram que à medida que a crise tem se agravado aumenta o número de pessoas que devem procurar os serviços de assistência social. Segundo a assistente social do município, Ana Paula Barbosa, a procura por assistência é observada. “Populações que tinham estabilidade devido aos seus empregos e hoje estão procurando serviço”, disse.
O objetivo da conferência é o de avaliar a assistência social em Santa Rita e projetar metas para os próximos dez anos. De acordo com Ana Paula, a ampliação dos serviços foi um dos pontos levantados pelos participantes. “O principal desafio é a ampliação dos serviços de assistência social tanto dos órgãos públicos como das entidades assistenciais. A ampliação do serviço de proteção especial porque foi identificado que temos uma demanda no serviço uma vez que a básica não consegue-complementado com a crise econômica, política e social”, explicou. A proteção básica trabalha na prevenção e consegue efeito “porque a demanda é maior que a oferta”.
Os desafios para os próximos anos são os de fortalecimento dos serviços do Estado e de associações, ONGs e entidades filantrópicas, responsabilização do Estado quanto ao pacto federativo da assistência social e qualificação dos trabalhadores que atuam na área. “Todos os entes federados têm que estar financiando a política de assistência social. Os recursos vêm na maioria do governo federal que o município complementa e estamos com só um recurso estadual. O fortalecimento da rede de serviços do CRAS, CREAS, CASI e Casa da Criança com as entidades sócio assistencial e as redes setoriais de saúde, educação e emprego ocorrer porque todos trabalham com a mesma população”, enfatizou.
A assistente social comentou ainda a participação popular na conferência municipal que para ela foi positiva, mas lembrou que a ampliação do envolvimento da comunidade nas ações também é uma das metas para os próximos dez anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário